quinta-feira, 13 de maio de 2010

Edição 063 de 14 de maio de 2010

ESPORTE 

Tubaronenses garantem medalhas na Taça Santa Catarina 

Quatro tubaronenses, da equipe, da Associação Impacto de Karatê/CME Tubarão garantiram quatro medalhas no último fim de semana em Blumenau, na Taça Santa Catarina de Karatê. Tubarão ganhou um ouro, uma prata e dois bronzes. A competição reuniu cerca de 300 atletas. O professor Fabrício de Souza foi um dos destaques da competição, pois venceu uma das principais categorias do evento, a categoria de kata individual adulto, onde o mesmo derrotou na final Ricardo Cruz, de Florianópolis, que foi nove vezes campeão da categoria nos Jogos Abertos. João Vitor Costa da Silva, 13, foi prata no kata individual e prata no kumitê. Michel Michels Nizo, 16, foi bronze no kumitê. Rubens Fernandes dos Anjos, que se machucou durante a competição, foi o quarto colocado.

Hercílio Luz recebe meia e contrata volante ex-Tubarão

O Hercílio Luz segue sua rotina de contratações para a Divisão Especial do Campeonato Catarinense. O meia Jonathan, com passagens por Juventude, Goiás e Metropolitano, chega hoje ao Aníbal Costa. Recentemente ele defendeu o Juventus, time rebaixado na Divisão Especial Catarinense. Outro jogador que irá reforçar o Leão do Sul é Xipoti. O volante, que defendeu o licenciado Tubarão, e teve passagem pelo Brusque e Atlético de Ibirama, chegará ao Hercílio na próxima semana ou no máximo no dia 1º de junho. A Divisão Especial começa no dia 1º de agosto.

CFZ Imbituba perde na estréia da Copa Santa Catarina

A estréia do CFZ Imbituba na Copa Santa Catarina foi ruim. Apesar de ter aberto o placar, a equipe do técnico Alexandre Pandóssio foi derrotada de virada pelo Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, por 2 a 1. O duelo foi válido pela Copa Santa Catarina. Alan, artilheiro do Imbituba na Divisão Especial em 2009, abriu o placar aos 25 minutos. Na segunda etapa, em três minutos, o time alvinegro da capital virou o placar e venceu o confronto. Aos 8, Martin empatou, e aos 11, Rafhael confirmou a vitória do Figueirense. Na próxima rodada, o Imbituba recebe a Chapecoense. O duelo será domingo, às 16 horas, no Ninho da Águia.

Unisul/Seguridade goleia e sobe na classificação da Liga Nacional de Futsal

A Unisul/Seguridade voltou a vencer na Liga Nacional de Futsal. Com uma boa atuação, a equipe do técnico Paulinho Gambier passou por cima da RCG/Garça, de São Paulo, por 6 a 2, na noite de quarta-feira, no ginásio Salgadão, em Tubarão. Com o resultado, os tubaronenses sobem para a 14ª colocação, com nove pontos, em oito jogos. A equipe da casa abriu o placar aos oito minutos, com gol de Jeffe. A virada do time do interior paulista veio com gols de Renatinho, aos 10, e Guerra, aos 11. Mas em seguida, Deives empatou o confronto. Menegaz abriu vantagem aos 14 minutos e para fechar o placar, Deives fez o seu segundo aos 19. Na segunda etapa, Deives fez o quinto e Ariel fechou a goleada tubaronense. A Unisul volta a jogar neste sábado, às 19 horas, contra o Macaé Sports. A partida será no Rio de Janeiro.

Tubarão recebe Campeonato Brasileiro de handebol juvenil 

Foram definidos no último fim de semana os times de Santa Catarina que irão participar do Campeonato Brasileiro Juvenil Masculino, que ocorrerá em Tubarão, entre os dias 8 e 12 de junho. Em uma seletiva Estadual, ocorrida em Itajaí, garantiram vaga a Aceu/Univali/Itajaí, ADI/Slice/Itajaí, ADHJ/FME Jaraguá do Sul e Colegial/Florianópolis. A competição contará com 16 equipes do Brasil.

SOCIAL: POR IVANETE ANA FOLCHINI    

Para refletir

Quando Deus manda, até o diabo obedece.

Uma senhora muito pobre telefonou para um programa cristão de rádio pedindo ajuda. Um bruxo do mal que ouvia o programa resolveu pregar-lhe uma peça. Conseguiu seu endereço, chamou seus secretários e ordenou que fizessem uma compra e levassem para a mulher, com a seguinte orientação: Quando ela perguntar quem mandou, respondam que foi o DIABO! Ao chegarem a casa, a mulher os recebeu com alegria e foi logo guardando os alimentos. Os secretários do bruxo, conforme as orientações recebidas lhe perguntaram: A senhora não quer saber quem lhe enviou estas coisas? A mulher, na simplicidade da fé, respondeu: Não, meu filho. Não é preciso. Quando Deus manda, até o diabo obedece!

Angélica Tasso Borges – 15/05/10
Não esqueça jamais que, dentro de você está seu sonho e todos os seus desejos, aproveite esta data especial para realizá-los. E aproveite também o melhor que a vida tem a lhe oferecer. Feliz Aniversário.

Roberto Rohden Filho – 15/05/10
É interessante observamos que todos nós temos um dia que nos é dedicado. E este dia é a comemoração do nosso aniversário. O seu chegou mais uma vez. E com certeza tantas pessoas que lhe conhecem, colegas, estão lembrando desta data importante. É bom saber da sua existência, poder trabalhar do seu lado. Que Deus coloque em sua vida grandes bênçãos, saúde e alegria. Feliz aniversário.

Sibelle Effting –16/05/10
Todo dia é uma nova oportunidade que a vida oferece a quem nela crê. E assim é você, acredita em um novo amanhecer. Feliz aniversário.

Osmar L. dos Santos – 16/05/10
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. É ser grato, reconhecido, forte, destemido. É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo; Parabéns a você nesse dia tão grandioso.

Roberta Fernandes –17/05/10
Todos os dias são dádivas de Deus as mulheres, e que bom que sempre obtemos a graça e o privilégio de festejar a chegada de mais um dia. 
Procure a cada alvorecer, lançar sementes de amor, de compreensão e de solidariedade, deixe que cresçam e se frutifiquem ao seu redor. Parabéns.

Lourival Motta Gordo – 17/05/10
Lourival meu amor! Antes de te conhecer, admito que o tempo tenha sido ingrato comigo, mas ele sabia o que estava fazendo. E quando menos esperei, ele te colocou em meu caminho, trazendo para minha vida um grande e verdadeiro amor. Estar contigo talvez seja um sonho do qual eu nunca vou querer acordar, dormiria a eternidade se fosse preciso só para estar juntinho de ti. Em toda a minha vida, nunca imaginei gostar de alguém assim, mas hoje, com o passar dos anos você é a razão do meu viver. Hoje não sei viver sem ter você ao meu lado... Parabéns meu amor que Deus realize todos os seus desejos. Felicidades, paz e muita saúde... Amo-te muito S2. De sua esposa Rosicléia Gordo Rodrigues Motta.

Ayescha Kfouri - 18/05/10
Um alguém tão especial quanto você, merece toda felicidade do mundo! Sua maneira de ser, suas atitudes, são suas marcas registradas. Por isso, e por tantas outras coisas, é que eu não poderia jamais esquecer de lhe desejar Feliz Aniversário.

Kaile Bressan – 20/05/10
Que este dia seja maravilhoso, felicidades miiilll. Afinal fazer aniversário é amadurecer, é olhar a vida com mais entusiasmo e coragem. Parabéns.

BATE BOCA 

PP inaugurou sua sede em Laguna

A nova sede do PP - Partido Progressista, foi inaugurada sexta-feira, (07), na Avenida Colombo Machado Salles, proximidades do antigo Arroz Zilmar em Laguna. Mesmo em baixo de chuva, diversas lideranças políticas compareceram ao evento, inclusive de partidos opostos, dentre eles, o PSDB, PMBD, PDT, PSB, entre outros. O Partido dos Trabalhadores se fez representar pelo prefeito municipal e seus simpatizantes. Para acompanhar o delicioso coquetel, também foi servido aquele chopp e uma salada super diversificada de partidos. Depois dessa mistura, vamos ver no que é que dá. 

Ajoelhou tem que rezar

Após reportagem realizada por um jornalista, de uma emissora de rádio local, por conta da construção da famosa ponte da comunidade da Varginha, o mesmo disse que; desfilaria nu, no Centro Histórico, se a obra fosse concluída dentro do prazo estipulado pela empreiteira, permitindo a trafegabilidade de veículos, ônibus e caminhões, que seria na última segunda feira, (10/05). Nossa reportagem foi conferir de perto e comprovou que a referida obra já está liberada desde o último dia 06, permitindo o acesso de veículos leves e pesados. Resta agora saber se o jornalista vai cumprir sua promessa, pois, o acesso está liberado. Ajoelhou vai ter que rezar.

Ponte da Varginha já está pronta

Nos próximos dias, o Secretário da 19ª SDR de Laguna, Mauro Vargas Candemil, estará inaugurando a ponte da comunidade da Varginha, obra esta que foi alvo de crítica por muitos, que, ao meu entender, não ajudam e não desejam que se faça absolutamente nada em benefício de nossas comunidades. Mesmo com as más condições do tempo, a obra foi priorizada e graças ao emprenho do secretário, está finalizada. A empresa que executou os serviços está realizando agora os últimos detalhes, preparando o local para sua inauguração.

Secretário da SDR de Laguna acredita que a pavimentação da SC 100 terá início em agosto ou setembro

O governador Leonel Pavan, para atender a todos os compromissos do ex-governador LHS, solicitou de seu secretariado um levantamento das principais obras a serem realizadas por toda Santa Catarina. Para Laguna, a principal obra é a rodovia SC 100, compromisso de LHS que será cumprido em sua essência, foi o que nos afirmou o secretário da 19ª SDR de Laguna Mauro Vargas Candemil. Segundo Candemil, a previsão para o lançamento do edital de pavimentação se dará até o final deste mês, e o inicio das obras deve ocorrer no mês de agosto ou setembro/10. Ao contrário do que se diz, a obra pode, sim, iniciar a qualquer tempo, mesmo em período de campanha, porque todos os procedimentos se iniciaram muito antes do processo eleitoral.

Ginásio Bertholdo Werner

Para quem não sabe o Ginásio de Esportes Bertholdo Werner já está, ainda que restrito, em funcionamento. Fomos conferir de perto e constatamos que aproximadamente 50 aparelhos de ginástica, de última geração, estão atendendo aos alunos da UDESC e, em breve serão disponibilizados a toda comunidade.

UDESC de Laguna funcionará no segundo semestre em novas instalações

A UDESC, após receber do governo do estado toda estrutura para implantação da Universidade, entendeu que seria necessário adequar às instalações, para em definitivo, implantar seu sistema educacional e oferecer aos alunos, além da comodidade, os cursos propostos pela entidade de forma gratuita. A reforma do local deverá ser concluída até o final de junho/10 e a partir do segundo semestre, a nova unidade da universidade estará operando em suas novas instalações.

COLUNA: ANTÔNIO BENTO

Quase tudo para Copa

Os próximos dois meses serão de muita emoção para o mundo e, também para os brasileiros, que já estão na expectativa para a Copa da África do Sul. Mas afinal o que tem de positivo nisto tudo para a coletividade. Bem, a esperança de ver mais um grande espetáculo e se possível mais uma conquista do selecionado brasileiro. De mais é torcer para que as principais atividades não sofram paralisia total neste período, se isto ocorrer, fatalmente prejuízo sem precedentes para todos. Os políticos estão anunciando em alto e bom som que a exemplo de outros eventos, haverá o conhecido recesso branco, ou seja, os plenários das Casas Legislativas estarão vazios, pois os digníssimos representantes do povo vão estar de olho na TV. Os projetos e as matérias que deveriam ser analisados, discutidos e, possivelmente aprovados, ficarão para o segundo semestre. Em síntese, o país vai para mesmo!

Operação Tarja Preta  

Após alguns meses de investigações a Polícia Civil de Tubarão, através da Central de Operações Policiais-COP deflagrou a “Operação Tarja Preta”, a qual tinha o objetivo de investigar a falsificação de receitas para compra e venda de medicamentos de uso controlados, dentre outros crimes.

As investigações:

No final do ano de 2009 foi instaurado o Inquérito Policial 17/2009 na Central de Operações Policiais de Tubarão  COP. Um médico recebeu denúncia de que estariam falsificando sua assinatura em receitas “B2”, utilizadas para compra de medicamentos anorexígenos (para emagrecimento). Ele acabou registrando o boletim de ocorrência e localizando uma receita falsa. A partir daí agentes do COP Tubarão, em conjunto com a Vigilância Sanitária do município, iniciaram as investigações. Foi descoberto que várias receitas tipo“B2 foram utilizadas para comprar medicamentos controlados em uma farmácia localizada no centro de Tubarão. Tais receitas tinham carimbos e assinaturas falsificadas de dois médicos da cidade, os quais prestaram depoimento e não reconheceram nenhuma das receitas apreendidas.

Primeira parte da operação:

No dia 31/03/2010 os agentes do COP Tubarão deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão na residência de R.M.A. (48 anos), localizada no bairro Humaitá de Cima, em Tubarão. “No apartamento os agentes acabaram apreendendo alguns frascos de medicamentos controlados, receitas tipo B (utilizadas para compra de medicamentos controlados) “em branco”, atestados médicos ”em branco” e uma receita “B2” preenchida fraudulentamente (falsificaram a assinatura do médico). R.M.A. foi interrogada e admitiu que havia comprado vários medicamentos controlados, alegando que seria “usuária contumaz” de remédios anorexígenos, bem como que teria preenchido fraudulentamente as receitas em nome de diversas pessoas. R.M.A. alegou que as receitas eram obtidas de uma mulher de São Ludgero e de outra mulher de Tubarão. A partir daí os agentes continuaram as investigações e identificaram as mulheres suspeitas de estarem envolvidas nos crimes investigados.

Segunda parte da operação:

Na manhã de terça-feira, (11), os agentes do COP de Tubarão, com apoio dos agentes das DPs de Braço do Norte e São Ludgero, deram cumprimento simultaneamente a três mandados de busca e apreensão (dois em Tubarão e um em São Ludgero). Na residência de F.M. (55 anos) os agentes apreenderam diversos comprimidos de medicamentos de uso controlado, um atestado médico falso e uma receita “em branco” para compra de medicamento controlado. Ela foi conduzida até o COP onde foi interrogada. Na outra residência de Tubarão foi apreendido um frasco de medicamento de uso controlado. A proprietária da casa não se encontrava. Em São Ludgero, na residência de M.M. (50 anos), os agentes apreenderam diversas receitas para compra de medicamentos controlados. Ela foi conduzida até a DP de São Ludgero onde também foi interrogada.

Dos crimes:

As investigações ainda prosseguem inclusive em outros inquéritos policiais. Os envolvidos podem ser indiciados por falsificação, formação de quadrilha e tráfico de drogas. As investigações foram executadas pelos agentes do COP de Tubarão, com apoio dos agentes das DPs de Braço do Norte e São Ludgero, sendo presididas pelo Delegado Marcos Ghizoni.

Maratona

O pré-candidato a deputado estadual pelo PMDB, Alexandre Moraes, e o deputado Edinho Bez darão início a uma maratona de reuniões pela região a fim de fortalecer o nome de Alexandre como o representante da Amurel para vaga na Assembléia Legislativa do atuante e grande político deputado Genésio Goulart.

COLUNA JOÃO BATISTA BARREIROS

Chuva causou alagamentos e destruição em toda Região Sul de Santa Catarina

Laguna
Em Laguna, mais de 10 famílias ficaram desabrigadas no bairro Perrixil. A chuva forte destelhou casas e arrancou árvores. A associação do bairro alojou as famílias em casas de vizinhos e parentes. Segundo a Defesa Civil, quase todo o município foi atingido pelos fortes ventos e chuva ocorridos na madrugada de quarta-feira. As aulas foram suspensas por medida de segurança.
Imbituba
Imbituba foi mais uma cidade na região a declarar situação de emergência devido as fortes chuvas que caíram nos últimos dias. O anúncio foi feito no início da noite de quarta-feira pelo prefeito José Roberto Martins. Durante a reunião, o prefeito Beto Martins definiu, juntamente com uma comissão, ações para serem desenvolvidas como; a criação de uma previsão orçamentária especificamente destinada a Defesa Civil no valor de R$ 100 mil anuais para atendimento emergencial. Foram muitos casos de alagamento, destelhamentos e casas descobertas, principalmente, nos bairros de Paes Leme, Vila Nova e Alvorada e os bairros que compõe a região norte do município.
Imaruí 
A prefeitura de Imaruí registrou 1,5 mil casas destelhadas na cidade. O telhado do ginásio municipal e da maior escola da cidade, Pedro Bittencourt, desabou. Árvores caíram por toda a cidade. O município ficou sem telefone e metade da população ficou sem energia. 
Tubarão 
A situação também ficou complicada em Tubarão, onde choveu forte deste as 22h de terça-feira. Segundo o coordenador da Defesa Civil, José Luiz Tancredo, a parte baixa da cidade ficou completamente alagada. Cerca de 25 famílias foram deslocadas de áreas alagadas e outras dez foram retiradas de locais onde ocorreram deslizamentos de terra. Os bairros mais prejudicados foram, Monte Castelo, São Martinho, Oficinas, Santo Antônio de Pádua, Congonhas e Bom Pastor. Em algumas destas localidades, escolas tiveram de cancelar as aulas e condomínios inteiros ficaram ilhados. A Unisul também cancelou suas aulas na quarta-feira. O rio Tubarão atingiu cerca de 5,7 metros acima do nível, mas não transbordou.

SC: chuva afeta 127 mil e eleva nº. de desabrigados e desalojados

O número de desalojados e desabrigados devido às chuvas que atingiram o Estado de Santa Catarina nos últimos dias subiu para 1,9 mil pessoas. No total, 28 municípios foram atingidos e oito decretaram situação de emergência.

José Serra recebe de Colombo documento com prioridades para SC

Quando esteve conversando com o pré-candidato à presidência da República José Serra, o senador Catarinense e pré-candidato a governador Raimundo Colombo lhe entregou um documento com as principais reivindicações do estado. Estão incluídas a conclusão da BR-101 e o aeroporto de Jaguaruna.
Nova Brasília em Imbituba terá Ginásio reformado

Prefeito de Imbituba Beto Martins assinou convenio para a reforma do Ginásio de Esportes Paulo Roberto Martins de Nova Brasília. O investimento é de R$ 134 mil e a empresa vencedora da licitação foi à empreiteira de Mão de Obra Roça Grande.

Edinho Bez no Dnit

Deputado federal Edinho Bez esteve no Dnit juntamente com os vereadores Geraldo Pereira e Evandro Almeida. Foram buscar solução para o problema da passagem próximo ao Ceconvest, na BR-101, que não permite retorno de caminhões. O problema será solucionado em 2011.

ALÇA DE MIRA: RICARDO CARDOSO          

Homem é assassinado em Tubarão com tiros à queima roupa 

A polícia de Tubarão registrou, no início da manhã de quinta-feira, o décimo assassinato na cidade. A vítima foi Cláudio Virgínio Silveira, 35 anos, o Coquinho. Ele foi morto próximo a sua casa, no bairro Fábio Silva com seis tiros à queima roupa. A polícia investiga o caso e o crime pode se tratar de queima de arquivo. De acordo com a Polícia Militar, dois homens são os acusados pelo homicídio. Ele foi executado no momento em que se dirigia para o trabalho. Investigadores da Central de Polícia Civil, já começaram a investigar o caso. Cláudio era casado e tinha dois filhos.

Embarcação com cinco pessoas vira em Gravatal

Cinco pessoas caíram na água, na noite de quarta-feira, depois que um bote virou, na localidade de Ilhota, em Gravatal. Três delas não sabiam nadar e por pouco não perderam a vida. De acordo com o Corpo de Bombeiros, eles tentavam salvar alguns animais de um sítio, quando a embarcação virou em um rio que havia transbordado. As vítimas precisaram se segurar em galhos de árvores para não serem arrastadas pelas águas. De acordo com informações, muitos animais morreram afogados em algumas localidades, já que ficaram ilhados e a água subia rapidamente.

Novo Presídio Regional de Tubarão terá ala de semi-liberdade 

Na última segunda-feira (10/05), o secretário regional de Tubarão, Haroldo Silva, o Dura, reuniu entidades para tratar de assuntos ligados ao presídio regional. O primeiro, foi à adequação da construção de um espaço para abrigar presos em regime de semi-liberdade, no mesmo local onde está sendo construído o novo Presídio Regional, tendo todo o aparato policial e de agentes prisionais num só lugar. "Este é um compromisso do governo do estado que assumiu para a OAB e a direção do Presídio Regional de a ala dos apenados do regime de semi-liberdade ser no mesmo local. Outra ação foi à agilização de processos dos presos, muitos casos já podem cumprir o regime semi-aberto," declarou o secretário regional. Segundo a presidente da OAB, Silvana Zardo Francisco, se der certo, o mutirão que a entidade pretende realizar com os presos na unidade prisional, em três meses poderá diminuir em 120 presos na cadeia pública de Tubarão. Estiveram presentes na reunião o diretor-geral, José Roberto Tournier, delegado regional, Renato Poeta, pró-reitor de extensão da Unisul, Walter Schmitz, presidente da OAB, Silvana Zardo Francisco, secretário municipal de segurança, Antonio Bittencourt e o consultor jurídico da SDR, José Favarin Neto.

Acusado de assalto é preso em Sangão

Um homem foi detido na manhã de quarta-feira no bairro Água Boa, em Sangão. O jovem, de 19 anos, é acusado de assaltar um taxista, em Urubici. Ele já tinha um Mandado de Prisão Preventiva. O homem é bastante conhecido da polícia local. Ele responde por inquéritos policias pelos crimes de estupro, adulteração de sinal identificador de veículo, maus tratos contra animais, entre outros crimes.

Jovem é agredido em casa diante da própria família

Depois de mais um assassinato ocorrido em Tubarão no último fim de semana, no bairro Andrino, por pouco mais um jovem não foi executado dentro de sua própria casa, na noite de segunda-feira (10/05). A vítima agredida foi um rapaz de 25 anos, residente do bairro Campestre. Ele estava em casa, quando o local foi invadido por três homens armados com um revólver calibre 38 e desferiram várias coronhadas em sua cabeça, causando-lhe diversos ferimentos. A agressão aconteceu diante da família, que ficou apavorada com tamanha violência. Os bandidos fugiram em direção ignorada, mas o pai do rapaz conseguiu identificar dois dos criminosos que prometeram voltar e matar seu filho. A vítima foi encaminhada para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, onde foi atendido e medicado.

COLUNA - ESSEMVER GONHA

Ainda está para nascer alguém para pagar mico com celular como ela. A vida dela era tão agitada que as muitas atividades do dia a dia sempre davam muitas alegrias e também muitas passagens inusitadas. O caso dela com os celulares além de ser antigo, muitas vezes são muito engraçados também. Certa vez numa reunião de negócios onde ela foi para fazer companhia para uma colega, ela havia se esquecido de desligar o aparelho e este tocou justamente no meio da reunião. O grande mico foi que ela havia deixado à bolsa num armário e lá dentro do armário começou a rolar uma festa no apê. Esta música ela deixava como toque no celular somente para se divertir com os colegas. Outra vez ela foi num salão de festas ajudar a fazer os arranjos de flores de um grande casamento. Na mesa onde ela e outras mulheres estavam fazendo a limpeza das flores sobrou aquele monte de folhas que depois foram ajuntadas e jogadas no lixo. Depois de procurar desesperadamente pelo seu celular e não encontrar, elas reviraram os sacos de folhas e restos de flores e também não encontraram. A amiga ligou para o celular dela e qual não foi à surpresa quando o aparelho tocou dentro de um vaso. Antes de jogarem as folhas no lixo, alguém havia retirado o aparelho do meio das folhas e colocado dentro do vaso e a pessoa havia se esquecido ou não estava mais lá. Noutra situação onde ela estava atrasada para ir ao trabalho e o filho estava atrasado para ir á escola. Como no celular dela havia muitos contatos profissionais, não havia a menor possibilidade de sair de casa sem ele. Como ela e o filho não o encontravam de jeito nenhum, ela pegou o fixo e ligou para o celular. O filho dela falou:
- Mãe a senhora está precisando de férias. 
- Férias! Por que filho? Perguntou a mãe.
- Eu acho que a nossa geladeira está cantando o rebolation. Disse o garoto.

PIADA

Bebum Espumante

O bêbado estava na porta do bar, caído, esperneando e espumando. 
Uma mulher que estava passando perguntou, assustada:
— Ele está tendo ataque epilético?
— Não... Respondeu um freqüentador do bar. Ele fica assim toda vez que o dono diz que não faz mais fiado! 

SAÚDE

Hospital sofre cortes de recursos financeiros

Em abril, direção, administração, médicos e funcionários do Hospital da Laguna foram surpreendidos por dois importantes cortes de recursos financeiros mensais: R$ 8 mil, provenientes da Câmara de Vereadores e R$ 17 mil, oriundos das verbas que o Ministério da Saúde repassa à Secretaria Municipal de Saúde para pagamento dos serviços ambulatoriais. O corte de R$ 17 mil mensais foi determinado pela própria Secretaria que, numa decisão inédita, tornou a estabelecer para o Serviço de Emergência o teto de R$ 35 mil mensais, o mesmo de três anos atrás. O Conselho Municipal de Saúde já se reuniu duas vezes para tentar resolver o impasse, sendo que o Estado compareceu à última reunião. Considerando que, durante mais de 70% do tempo (horários de almoço, noites, finais de semana e feriados), o Hospital é o único serviço de saúde funcional na turística Laguna, e que, não raras vezes, ele é o único suporte à disposição das populações das localidades e bairros sem médicos nas Unidades de Saúde da Família, facilmente se pode compreender o caos que será instalado na cidade, caso a direção do Hospital resolva acatar a decisão da Secretaria que implicará em cortes de atendimentos aos usuários. Como a Tabela do SUS paga muito pouco pelos procedimentos, R$ 17 mil reais representarão uma quantidade muito grande de atendimentos que terão que ser negados, a fim de que o Hospital possa se readequar ao antigo teto financeiro. Intermediados pelo Estado, outras reuniões deverão acontecer nos próximos dias, sendo que o Ministério Público também será acionado pela direção do Hospital.

Audiência com Presidente Valmor de Luca

Em 27 de abril, em companhia do Prefeito Célio Antônio, do assessor jurídico da Prefeitura Dr. Adriano Massih, do Gerente de Saúde da SDR/Laguna Luiz Felipe Remor, do Presidente da Câmara de Vereadores Deyvisson da Silva de Souza e do engenheiro Antônio dos Santos, a presidente e o administrador do Hospital da Laguna tiveram audiência com o Presidente da CASAN Valmor de Luca. Em pauta, a negociação da dívida que o Hospital tem com aquela instituição, que possibilitará, dentre outras coisas, o recebimento de recursos do Governo do Estado para construção da UTI. A deputada estadual Ada de Luca e o Secretário Mauro Vargas Candemil intermediaram o importante encontro.

Curso sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança

Nos dias 27 e 28 de abril, o Hospital da Laguna participou do Curso sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde, em Florianópolis. Participaram do evento cerca de dez hospitais que estão buscando o título de “Amigo da Criança”. Para recebê-lo, cada hospital deve implantar uma série de medidas que têm por objetivo incentivar o aleitamento materno e melhorar a assistência prestada nas maternidades.

EDUCAÇÃO 


Santa Catarina está entre os cinco estados brasileiros que aplicaram corretamente os recursos repassados pelo Ministério da Educação (MEC) ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no ano passado. De acordo com o último balanço de contas divulgado pelo ministério, os demais 21 estados da federação deixaram de aplicar R$ 1,2 bilhão em educação básica. São Paulo consta no balanço como o maior devedor: R$ 600 milhões. Para o Secretário de Educação de Santa Catarina, Silvestre Herdt, o fato de o Estado estar entre os cinco que aplicaram devidamente a verba destinada ao Fundeb reflete "a preocupação da gestão em conduzir a aplicação dos recursos dentro do previsto na lei.". Herdt destaca ainda que, ao dar ênfase às necessidades de cada escola, Santa Catarina fortalece os programas direcionados à melhoria dos índices educacionais no Estado e no Brasil.


Nos próximos dias, a Secretaria de Estado da Educação encaminha às 1.350 escolas da rede pública estadual, material educativo da campanha "Bullying, isto não é brincadeira", lançada este ano pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC). O Bullying é um ato de violência praticado intencionalmente, repetidas vezes, por um ou mais alunos contra outro estudante ou grupo. A prática resulta em situações constrangedoras para a(s) vítima(s) e pode provocar baixa auto-estima, baixo rendimento, agressividade e até depressão e ideias suicidas. Em fevereiro deste ano, a Secretaria reforçou sua participação nesse processo, orientando os professores da rede. Para tanto, criou a "Comissão de Prevenção à Violência Escolar", formada por cinco técnicos, que está percorrendo as escolas para avaliar o que está sendo feito para prevenir, reduzir e erradicar a violência nas escolas. Para a coordenadora do Núcleo de Prevenção e Educação da Secretaria, Rosemari Kock, a campanha "é de fundamental importância. Hoje, o trabalho em parceria fortalece as instituições e em relação ao Bullying. Nem sempre cabe à escola solucionar, já que ela trabalha mais a prevenção, necessitando da participação de outros órgãos assim como apoiando o trabalho de outras entidades", afirmou Rosimari. O material será repassado às 36 Gerências Regionais de Educação (GRE), que o distribuirá aos 700 mil alunos da rede pública estadual.
Como identificar uma vítima de bullying
A vítima do bullying pode apresentar as seguintes características: não ter vontade de ir para a escola, apresentar baixo rendimento escolar, voltar da escola com roupas ou livros rasgados, isolar-se dos amigos e da família; aparentar estar triste, deprimida, ansiosa ou aflita; ficar agressiva sem motivo aparente; não gostar de si ou não se valorizar.

COLUNA: GIRO PELA REGIÃO

Faltam apenas 09 dias para festa de aniversário da Band FM 2 anos de sucesso e 7ª Feincos

A Band FM está comemorando seus 2 anos de sucesso em Tubarão e toda região Sul. A emissora entrou no ar dia 01 de abril com um estúdio totalmente moderno, situado no Farol Shopping, atraindo atenção de todos os ouvintes, clientes e curiosos. É o único estúdio do Sul do Brasil num Shopping, onde o público pode interagir com o comunicador e conhecer o funcionamento de uma rádio. A Band FM é uma rádio jovem, dinâmica e leva aos ouvintes grandes sucessos populares nacionais e internacionais. E para comemorar essa data  tão importante, a Band FM estará realizando de 20 a 23 de maio o aniversário de 2 anos de sucesso da emissora junto com a 7ª Feincos. O evento contará  com shows nacionais, feiras exposições e muito mais. Dia 20, Show Nacional com Maria Cecília e Rodolfo, dia 21, Perfil anos 80 Léo Jaime, Afonso Nigro, Cláudio Zolli, George Israel, Kid Vinil, e muito mais, dia 22, Super Show com  Victor e Léo, já no dia 23 de maio,  ao meio dia,  Feijoada  e a noite Show nacional com Pixote, Jeito Moleque e Fissura. 

Jogos de Improviso ganham novas temporadas na TVBV

Depois do sucesso alcançado de janeiro a março (durante as férias do CQC), o É Tudo Improviso está de volta. A estréia da segunda temporada aconteceu no último dia 11, às 23h15 na TVBV (BAND-SC). Semanal, exibido nas noites de terça-feira após A Liga, o programa mantém o formato: num colorido cenário, Marcio Ballas desafia atores e convidados a encarar os chamados “jogos de improviso”, brincadeiras que exigem encenação, raciocínio rápido e muita criatividade. Embalado pela trilha e efeitos sonoros da banda Paraquedas, o ator Marcio Ballas anuncia os jogos, escala os participantes dos temas propostos e dita o ritmo das brincadeiras, controlando a duração dos diversos jogos através de uma campainha. A platéia também é convidada a participar com freqüência, dando seu toque na confecção do programa. Toda semana os atores fixos, Marco Gonçalves, Cristiane Werson e Marianna Armellini  recebem dois convidados, entre comediantes de stand up ou artistas.  “Nessa temporada vamos inovar e trazer convidados internacionais. Nomes do improviso da América Latina participarão do programa”, conta Hélio Vargas. O diretor artístico e de programação da Band antecipa ainda que devido ao bom desempenho da atração, o programa volta ao ar com três novas temporadas garantidas. Nos jogos de improviso, ganham os telespectadores que estiverem em busca de pura diversão. 

A Dupla Maria Cecília & Rodolfo se destaca não Cenário da música nacional sertaneja em Menos de 2 anos de Carreira

Mostrando talento, simpatia, humildade e disposição, Maria Cecília e Rodolfo surpreenderam todos e, em menos de um ano, a dupla alcançou o sucesso naturalmente. No início de 2008, a dupla começou fazer uma mostra de seu trabalho. O primeiro foi show em Umuarama, no Paraná, e a partir daí os convites aumentaram. Foi então em maio deste mesmo ano que dupla assinou um contrato com os empresários Eduardo Maluf e Marcos Aurélio Araújo (os mesmos empresários da dupla, Jorge & Mateus. No dia 9 de maio, também de 2008, a dupla marcou o início de uma carreira de sucesso com a gravação do primeiro CD ao vivo no Clube Estoril em Campo Grande, MS. O CD possuía 14 faixas de músicas variadas. Hoje, a dupla Maria Cecília e Rodolfo já marcou presença em todas as regiões brasileiras. Ficou curioso? Então não perca dia 20 de maio na festa de 2 anos de sucesso Band FM e 7ª FEINCOS. 

GERAIS

Prefeitura de Imbé/RS realizou Conferência para discutir o Sistema de Esgoto Cloacal em parceria com a SISTEG de Laguna

Na última quinta-feira do mês, (29/04), a Prefeitura Municipal de Imbé/RS realizou no Plenário da Câmara de Vereadores, a 1ª Conferência Regional para o Tratamento de Efluentes do Litoral Norte. 
Organizado pelo Governo de Imbé/RS, o evento contou com a presença de prefeitos, secretários e autoridades da região que, juntos, discutiram as propostas para construção de uma rede alternativa de esgoto cloacal para o Litoral Norte. Na ocasião, foi apresentado o projeto desenvolvido pelo professor e ambientalista Galdino Santana de Limas, que consiste em buscar uma alternativa sustentável para tratamento de efluentes utilizando recursos naturais, num sistema que devolve água tratada à natureza sem adição de qualquer produto químico, muitas vezes permitindo também a sua reutilização.
Em determinação do Ministério Público Federal, a partir de 31 de dezembro de 2011 Imbé/RS e outros municípios da região ficam proibidos de construir edificações multifamiliares, casas geminadas ou mesmo condomínios horizontais, exceto onde houver rede de coletora de esgoto.
“Levando em conta que os municípios do Litoral Norte crescem, principalmente atendendo a demanda dos moradores e veranistas, é imprescindível que se busque uma solução viável para este problema. Só assim poderemos dar continuidade ao crescimento e desenvolvimento do nosso Litoral Norte” declarou o prefeito de Imbé, Darcy Luciano Dias.
Dos 23 municípios que compõem a região, 20 estiveram representados por seus membros do Executivo ou Legislativo, além de empresários do ramo de construção civil e autoridades na área de meio ambiente.
O prefeito de Imbé, Darcy Luciano Dias, abriu o evento demonstrando sua preocupação em relação a situação do município, que tem o prazo estipulado pelo Ministério Público Federal em solucionar o problema de tratamento de esgoto cloacal da cidade até 2011. Darcy ressaltou a importância das autoridades municipais no engajamento para solucionarem o problema que atinge diretamente o desenvolvimento da região.
“Nossa economia está interligada a construção civil e com esta ação do MPF não tem como o construtor investir no município” lembrou Darcy.
O prefeito também destacou o objetivo da Conferência e apresentou uma solução rápida, ecologicamente correta e de baixo custo. ''Precisamos de uma solução imediata e que esteja dentro do nosso orçamento'', declarou o prefeito.
Durante a conferência o professor e ambientalista, Galdino Santana de Limas, apresentou o sistema de tratamento modular de tanques de efluentes que utiliza a biotecnologia a serviço do meio ambiente.
Conforme Limas, trata-se de um sistema totalmente natural, sem adição de produtos químicos e com baixa concentração de lodo, não requerendo manutenção, sem consumo de energia elétrica, melhor eficiência, melhor custo/benefício e permitindo ainda descartar na natureza ou reutilizar a água tratada. “Esse sistema já foi implantado em alguns estados como Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Tocantins onde a qualidade do sistema supera as exigências dos órgãos ambientais” afirmou o professor.
Na ocasião do encerramento da Conferência ficou acordado entre as autoridades a realização de uma segunda conferência para apresentação de novas alternativas de rede de esgoto cloacal para o Litoral Norte.
Foi proposto aos prefeitos do Litoral Norte uma visita a cidade de Criciúma, em Santa Catarina, onde já existe o sistema implantado para que possam conhecer pessoalmente o seu funcionamento. Já no próximo dia 25, uma comitiva de prefeitos e autoridades estarão visitando a empresa SISTEG no municipio de Laguna.


Casan e Prefeitura Municipal de Laguna estarão neste dia 14, sexta-feira, às 10h30min, no auditório do Colégio Almirante Lamego, para assinar o contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal, para a execução da obra do sistema de esgotamento sanitário de Laguna. O município foi contemplado com mais de R$28 milhões, através do Ministério das Cidades, para implantar a rede de esgoto. Estarão presentes no evento o prefeito de Laguna Célio Antônio, o presidente da Casan Walmor de Lucca e o secretário do Ministério das Cidades Leodegar Tiscoski.

Pré-Candidata Ângela Amim reuniu-se em Laguna no último dia 07/05

Antes de iniciar a reunião com lideranças e agentes políticos de Laguna e região na última sexta-feira, (07), a pré-candidata ao governo do estado Ângela Amim reuniu-se em coletiva com a imprensa. Uma bateria de questionamentos foi feita, porém, o que mais nos chamou a atenção foi quando perguntamos, “se eleita, manteria um governo descentralizado”, a pré-candidata demonstrou seu descontentamento com a descentralização, e sem deixar claro, saiu pela tangente, mas, ao que tudo indica se chegar ao governo do estado, Ângela não manterá a estrutura em funcionamento. Outra questão, foi à indefinição, ainda, de seu vice na chapa majoritária, deixando claro que só será candidata, se for cabeça de chapa. O evento ocorreu no Clube Congresso Lagunense, porém, não fosse à presença de autoridades e políticos de outros municípios vizinhos, certamente, as dependências do clube estaria apenas com meia dúzia de representantes políticos de seu partido. Dentre as autoridades, se fizeram presentes o deputado estadual Joares Ponticelli e o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski.

Policial Militar recebeu Moção de Congratulação por ter salvo pescador em alto mar

A Câmara de Vereadores de Imbituba entregou segunda-feira, (10), Moção de Congratulação, de autoria do vereador Elísio Sgrott (PP), ao soldado da Polícia Militar, João Carlos de Ávila, pelo importante salvamento de uma vida no mar, no dia 2 de abril de 2008, do pescador Lourival Costa Nascimento, com 58 anos na época. O fato chegou a ser destaque, na época, e o vereador Sgrott destacou em sua moção que, além de estar em seu dia de folga, o PM não tinha conhecimento de guarda-vidas, mas realizou todos os procedimentos com sucesso, reanimou o pescador e chamou o Corpo de Bombeiros. Lourival, que recolhia a rede de pesca nos molhes da praia, caiu no mar após sentir-se mal e foi socorrido pelo PM. “A operação foi um sucesso fazendo jus à moção de congratulação por ato de bravura, combinando com o espírito da corporação ‘sempre vidas alheias e riquezas a salvar’”, ressaltou o vereador.

As Damas da Saúde do Município de Laguna

Tanara Cidade de Souza, Secretária de Saúde, apresentou relatório das ações da Secretaria Municipal de Saúde na Câmara de Vereadores, agora, certamente, será a vez de Regina Ramos dos Santos, Diretora do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos.

A secretária Tanara Cidade de Souza apresentou o relatório das ações da saúde na sessão da Câmara de Vereadores, no último dia 10. Após um longo relato, Tanara informou que são repassados para o hospital de Laguna, por mês, R$ 81 mil, oriundos do município. “Estamos em dia com o hospital, diferente do Estado. Fique bem claro que de acordo com as normas do Ministério da Saúde, o município é responsável pela saúde básica; a média, a complexidade ambulatorial e a assistência hospitalar são de responsabilidade das esferas estadual e federal”, disse Tanara. O governo federal repassa para o hospital 84,38%, município 12% e o estado 3%. A secretária apontou que R$ 19 mil são oriundos do município e pagam o anestesista, R$ 35 mil vão para o setor emergencial e outros R$ 27 mil em procedimentos. Para conferir tais informações, procuramos à senhora Regina Ramos dos Santos, diretora do hospital, que nos informou os reais valores repassados a entidade:
Ministério da Saúde via Secretaria Municipal de Saúde:
R$ 121.523,00 para pagamento das internações, R$ 13.752,53 incentivo à contratualização com o SUS, R$ 52.000,00 para pagamento dos serviços ambulatoriais, incluindo Emergência (recurso este reduzido para R$ 35.000,00)
Da Prefeitura Municipal de Laguna:
R$ 27.000,00 para auxílio ao custeio da Emergência, R$ 19.000 para pagamento direto ao anestesista (a partir deste mês). Este recurso não passa pelo Hospital.
Da Secretaria de Estado da Saúde:
R$ 4.824,45, como incentivo à prestação de serviços ao SUS. Em 2009, o Estado repassou 12 parcelas deste valor, correspondente a R$ 57.893,40, mais R$ 80.000,00 através do deputado Genésio Goulart e mais R$ 7.000,00 através do deputado Jorginho Mello, totalizando R$ 144.893,40.
Cabe agora, a Câmara de Vereadores, convocar a diretoria do hospital, a fim de evidenciar os fatos, comprando os valores apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde e da entidade hospitalar. 

Cras será instalado na região da Barbacena

Estar onde as famílias carentes precisam de auxílio, este é objetivo da instalação do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) na região da Barbacena. Será o segundo no município, o Centro oferece oficinas, cursos, reforço escolar, atendimento psicológico e pedagógico. A Secretaria de Assistência Social, numa parceria com o Governo Federal e Estadual, instalou o Cras para atender moradores da Vila Vitória, Ponta das Pedras e Magalhães. De acordo com o secretário de Assistência Social, Fábio Kfouri Palma, já tem previsão do local para a região de Barbacena. A expectativa é instalar o Centro, em junho deste ano. Um projeto de lei autorizando a contratação de profissionais em caráter de processo seletivo foi enviado para a Câmara. Segundo o secretário, o próximo passo será o concurso público para atender os programas de ação continuada do Governo Federal no município. As provas deverão ser realizadas no final do ano.

Laguna foi engolida pelas águas

O prefeito Célio Antônio se reuniu na tarde de quarta-feira, (12), com a defesa civil, secretaria de obras, polícia militar, corpo de bombeiros e secretaria de assistência social para decretar o estado de emergência no município.
Até quarta-feira à chuva não deu trégua e a cidade passou a sofrer as conseqüências do tempo instável. Durante a madrugada de quarta-feira, os ventos chegaram a 110 Km/h. A Defesa Civil do município atendeu as comunidades atingidas desde as duas horas da manhã, trabalhando nos locais mais afetados. A situação gerou diversos pontos críticos em Laguna, as comunidades mais atingidas foram; Perrixil, Nova Fazenda e Farol da Santa Marta. Em Perrixil 8 famílias ficaram desalojadas e 20 casas destelhadas (as famílias foram relocadas para casas de familiares e vizinhos). Perrixil e Caputera ficaram sem energia elétrica. Em Nova Fazenda, inúmeros pontos de alagamentos onde a água invadiu diversas casas. No Distrito de Ribeirão Pequeno, pontos de deslizamentos. A estrada de acesso ficou em estado precário, com dificuldade de trânsito para ônibus. Já na Região da Ilha (Farol de Santa Marta, Passagem da Barra, Ponta da Barra, Campos Verdes, Cigana, Canto da Lagoa e praias), o acesso ficou completamente interditado para ônibus, veículos pesados e carros pequenos. No Farol de Santa Marta, detectaram-se pontos de deslizamentos, três casas corriam riscos de desabamento, por conta de deslizamentos no morro (os moradores já haviam se deslocado). A estrada ficou interditada. No Laguna Internacional, a avenida Castelo Branco também foi interditada. A Secretaria de Obras foi para o local, realizando trabalhos para escoamento de água da avenida. Houve também diversos Pontos de alagamentos na região central da cidade, no Bairro Vila Vitória, Progresso, Portinho, Magalhães, Esperança, Malvina, Casqueiro, Mar Grosso, Bentos, Barranceira, Barbacena e região do Molhes (avenida São Joaquim). Até o fechamento desta edição, não havia sido calculado o prejuízo, e não se soube ao certo, quantas famílias ficaram desabrigadas.

Comunidade da Madre em Laguna foi invadida pelas águas do rio Tubarão

Ônibus não conseguia mais chegar até a comunidade de Ribeirão Pequeno. O acesso ficou interditado e havia pontos de deslizamentos. A estrada da Madre foi invadida pelas águas do rio Tubarão, ficou completamente ilhada. Os agricultores da comunidade retiraram os gados colocando em pontos mais altos. Carros ainda conseguiam trafegar pelo distrito de Ribeirão, mas os moradores ficaram em alerta para possíveis deslizes. A situação foi verificada no final da tarde de quarta-feira. A central de atendimentos da defesa civil concentrou-se na Secretaria de Assistência Social do Município.

PMDB e PT estadual conversam sobre aliança nacional

O presidente estadual do PMDB, Eduardo Pinho Moreira, acompanhado do secretário geral do partido, Deputado Renato Hinnig, e do ex-governador Paulo Afonso, recebeu nesta manhã (12) a visita do Presidente do PT catarinense, José Fritsh. O petista estava acompanhado dos deputados Décio Goes e Dirceu Dresh. Com a chapa composta por Dilma Russef (PT) e Michel Temer (PMDB) praticamente consolidada, garantindo uma coligação entre os partidos em nível nacional, os petistas procuraram o PMDB para discutir como ficará as questões de palanque e apoios na corrida presidencial aqui no Estado. Eduardo Moreira deverá ir nos próximos dias à Brasília conversar com Michel Temer a respeito da situação em Santa Catarina. Em nível estadual a relação entre as siglas permanecerá distante. “Fica claro que não há possibilidade de aproximação neste momento, tendo em vista que ambos os partidos tem seus pré-candidatos definidos”, declarou Moreira, que admite ser possível, novas conversas no segundo turno já que a aproximação poderá ocorrer em função do pleito nacional.

Orçamento para 2011 é apresentado na Câmara de Vereadores - Previsão da receita chega a R$ 69 milhões
  
O prefeito Célio Antônio e o secretário da Fazenda, Nauro Pinho estiveram na Câmara de Vereadores participando de audiência pública sobre a lei de diretrizes orçamentárias previstas para 2011. De acordo com o prefeito, para o próximo ano existe uma receita geral de R$ 69 milhões, com previsão de obras igual há este ano. O orçamento poderá sofrer incremento com o recadastramento imobiliário e decisão final da Justiça sobre o caso Ravena, onde as terras voltam para o município. O prefeito acredita que o recadastramento imobiliário irá surtir efeito já no final do ano, pois imóveis da região de Cabeçuda já foram cadastrados, os trabalhos no bairro Portinho, Magalhães e Mar Grosso estão adiantados. “Muitos imóveis que não tinham o IPTU lançado, a partir do ano que vem, deverão pagar o imposto municipal”. O orçamento de 2011 será destinado também para as obras dentro do Programa de Desenvolvimento Comunitário e Sustentável de Laguna, o intitulado Plas, que deverá ter uma comissão de vereadores para acompanhar as obras e o orçamento. Para os recursos de 2011 estão previstos R$ 2 milhões para estradas, onde o Governo Municipal irá ver as necessidades e estabelecer prioridades. Ainda este ano, o Governo deverá encaminhar para a Câmara, uma nova proposta de lei de Refis, para aumentar a receita e também cobrar ainda mais de quem não paga impostos. “Queremos propor isenção para os beneficiários do Bolsa Família”, explicou Célio Antônio

Câmara dos Deputados aprovou a Ficha Limpa

Esta é uma vitória, incrível, para todos nós brasileiros. Quando a Ficha Limpa foi apresentada, muitos acreditavam que ela nunca iria passar. Até o presidente da Câmara, Michel Temer, disse diversas vezes que não acreditava que existisse apoio político o suficiente para aprovar o projeto de lei. Tornamos o impossível, possível, tomando controle de nossa democracia. Nós trouxemos de volta o poder político para as mãos da população através de milhares de assinaturas e e-mail’s enviados a todos os deputados, senadores e a classe política do nosso país. A Ficha Limpa ainda não é lei. Ela precisa passar pelo senado e depois receber a sanção presidencial, talvez o povo brasileiro precise agir novamente nas próximas semanas, mantendo a pressão para garantir que a Ficha Limpa não seja enfraquecida ou mudada. Trabalhando juntos, nosso poder tornou-se fenomenal e, juntos podemos começar a construir o Brasil, e o mundo, com que sonhamos.

Nenhum comentário: