sexta-feira, 12 de março de 2010

Edição 054 12/03/10

Notícias esportivas da semana


Capivari Futsal conhece a tabela da Copa Santa Catarina 

O Capivari de Baixo conheceu a tabela da Copa Santa Catarina. A equipe irá fazer o turno em Criciúma, entre os dias 25 e 27 desse mês, e dias 1, 2 e 3 de abril, em Ituporanga. Na chave, a equipe do técnico Juninho terá Moitas Ituporanga, Siderópolis/Unesc e Ibirama Futsal.
A estréia de Capivari será no dia 25, às 19 horas, contra Moitas Ituporanga. No dia seguinte, o duelo será contra Siderópolis/Unesc, às 20h30min. O fechamento do turno será no dia 27, às 18 horas, contra o Ibirama Futsal.

Copa Santa Catarina
Turno (Criciúma)
25/03 – 19 horas
Capivari Futsal x Moitas Ituporanga
26/03 – 20h30min
Siderópolis/Unesc x Capivari Futsal
27/03 – 18 horas
Ibirama Futsal x Capivari Futsal

Returno (Ituporanga)
01/04 – 20h30min
Moitas Ituporanga x Capivari Futsal
02/04 – 16 horas
Capivari Futsal x Siderópolis/Unesc
03/04 – 16 horas
Capivari Futsal x Ibirama Futsal

Tubaronenses se destacam na Travessia de Penha

Os nadadores da Associação Tubaronense de Natação (ATN) tiveram bons resultados na 4ª Etapa do Circuito Mercosul de Travessias no último domingo, em Penha. O principal destaque da equipe foi de Vitor Dionísio Muller, de 12 anos. Ele foi o vencedor da categoria de 11 a 12 anos. A ATN esteve na competição com 33 atletas.
A prova principal dos 1.500m contou com a participação de aproximadamente 350 atletas de clubes dos três estados do Sul do país. A previsão do tempo com chuva e mar com ondulações que preocupava os organizadores do evento não aconteceu, e debaixo de sol e temperatura da água quente os nadadores tubaronenses cumpriram mais este desafio.

Principais resultados:
Categoria 11-12 anos
Vitor Dionísio Muller - 1º. Lugar
Emillin Honorato Fernandes - 4º. Lugar
Jéssica da Rosa Cerilo - 5º. Lugar
Bruno Avelino de Oliveira - 8º. Lugar
Luis Fernando Sebastião Silva - 10º. Lugar

Categoria 13-14 anos
Caroline Fernandes de Souza - 2º. Lugar
Cassiano de Souza Benedetti - 2º. Lugar
Isabel Borges Becker - 7º. Lugar
Gustavo Porto Nunes - 10º. Lugar

Categoria 15-16 anos
Patrick Philippi de Souza - 6º Lugar
Marcus Vinicius Zim - 7º. Lugar

Categoria 20-24 anos
Mauro Campos Matos - 9º. Lugar

Categoria 25-29 anos
André Lidório Lemos - 8º. Lugar

Categoria 50-54 anos
Marcio Roberto Medeiros - 7º. Lugar

Categoria 55-59 anos
Rosemary Fonseca de Carvalho - 2º. Lugar

Categoria 60-64 anos
Cláudio Búrigo de Carvalho - 7º. Lugar

Categoria PPNE - 35+
Manoel Alair Rodrigues - 2º. Lugar

Categoria 6 anos (Prova 200m)
Nicoli De Rossi Vieira - 2º. Lugar

CFZ Imbituba contrata zagueiro e encerra ciclo de contratações no Catarinense 
O CFZ Imbituba fechou o ciclo de contratações para este Campeonato Catarinense da Divisão Principal. Na tarde de quarta-feira a equipe acertou com o zagueiro Helton, de 23 anos. O jogador, revelado pelo Criciúma, estava na Chapecoense. Natural de Garopaba, Helton tem 1,87 metro e 86 quilos. A contratação do jogador também serve para a participação da equipe na Copa Santa Catarina. Helton também teve uma passagem no futebol carioca, quando defendeu o Boavista.
Rescisão
Também nesta quarta-feira, a equipe rescindiu, em comum acordo, o contrato com o meio-campo Alex Ricardo, no clube desde o início da temporada. Ele teve poucas oportunidades no clube.

Sociais da semana
Por: Ivanete Ana Folchini   

60 anos de Edinho Bez é comemorado em Laguna

No último dia 06/03, quem reuniu a família e amigos para comemorar mais uma data especial, foi o deputado federal Edinho Bez. Já no dia seguinte, 07/03, Edinho foi surpreendido com uma grande festa no Clube Blondin de Laguna, onde centenas de amigos e familiares participaram para cumprimentá-lo e prestar-lhe uma grande homenagem. Na foto, Edinho Bez está rodeado por sua mãe, esposa, filhas e netas. Lideranças políticas de Laguna e região também compareceram para felicitar Edinho, dentre eles, o deputado estadual Genésio Goulart. Ao amigo e brilhante deputado os nossos cumprimentos.

Programa “Hospital e Comunidade” comemorou seu 1º aniversário
Comandado pelo brilhante comunicador J. Raulino, o programa foi coroado de êxitos ao longo dos seus 365 dias.

“Hospital e Comunidade” é o programa que vai ao ar todos os sábados no horário das 09h00min às 10h00min pela Rádio Garibaldi de Laguna.
No último dia 13/02 o programa comemorou um ano de transmissão. Ao longo do período, objetivou integrar o hospital com a comunidade, entrevistando diversas personalidades ligadas diretamente à área da saúde, levando ainda ao público ouvinte, dicas sobre saúde, notícias do hospital, dentre outros. Ao conversar com nossa reportagem, J Raulino fez questão de agradecer a todos que; direta e indiretamente tornaram possível a realização do programa, enfocando destaque aos patrocinadores, aos ouvintes e colaboradores, em especial a Celso Fernandes, Paulo Roberto Cereja, Vânio Santos, Rodrigo Bento, Martinho Machado, Oscar Vicente, Atanazio Lameira, J. Tadeu, bem como a toda equipe da Rádio Garibaldi, porém, um agradecimento especial a Roselane Coelho – Gerente, e, Dr. Jacopo Teixeira Tasso – Diretor da emissora.
J. Raulino, irmanado a toda equipe de funcionários do hospital manifestou agradecimentos aos colaboradores e parabenizou a Presidente da entidade Regina Ramos dos Santos, ao Administrador Carlos Batista e a equipe do Jornal A Verdade.

Vladimir Castilha – 15/03/10

Niguem precisa de óculos para enxergar suas qualidades. Através de sua habilidade, competência, esforço e dedicação você que alivia a dor e clareia a paisagem no horizonte com problemas de visão, merece todo o nosso reconhecimento. Parabéns por mais este dia.

Mato toma conta do trevo de Laguna

Quem viaja pela BR 101 e passa pelo trevo que dá acesso ao município de Laguna depara-se com uma situação de desleixo e abandono. As imediações do trevo, que dá acesso à Laguna, está simplesmente um caos, o mato tomando conta de tudo, e, parece que a administração pública não está nem ai. A prefeitura diz que não é de sua responsabilidade manter o acesso limpo, mas, nada custa cobrar. É para isso que temos prefeito e secretários. Só falta boa vontade.

Não existe mais espaço para os buracos nas ruas de Laguna

Trafegar pelas ruas de Laguna, especialmente as do interior, é simplesmente uma tragédia. Não existe mais espaço nas ruas para os buracos. Chega-se ao cúmulo de passar a máquina em uma via, deixando as demais, do mesmo bairro, para traz. Na Câmara Municipal, vereadores de todos os partidos dão entrada em requerimentos solicitando reparos nas vias, mas, nem respostas são encaminhadas por parte da administração. O que é que está acontecendo?
Os nobres edis encaminham requerimentos para sanarem os problemas e também são obrigados a encaminhar requerimentos para obterem respostas dos mesmos. Isso é uma vergonha.

Recebi este e-mail. Estou repassando porque o assunto é muito sério, e a gente tem que ficar muito atento

Não tome a vacina assassina que estão querendo que seja compulsória. A vacinação em massa está programada para o início do outono. Aconteça o que acontecer Não tome! Ela será tripla. E segundo as pessoas que estão trabalhando arduamente para impedir este genocídio em massa do planeta, ela tem mercúrio e óleo de esqualeno, que são altamente tóxicos. 
Fontes para você se informar melhor: www.davidicke.com http://birdflu666.wordpress.com/  - Assisti o vídeo e fiquei simplesmente horrorizado. Não custa nada ser um pouco curioso e acessar também, ai sim, você poderá tirar suas conclusões.

Paraquedistas já estão pousando em Laguna e por toda a região

Vem chegando à época das eleições e começamos a observar os inúmeros paraquedistas pousando em nosso município. Uns dizem que fizeram isso, outros dizem que fizeram aquilo, e o pior, é que tem muita gente que acredita e acaba votando nessa corja. Já esta na hora de termos consciência e votarmos em quem realmente tem feito um pouquinho por nossa cidade. Digo um pouquinho, porque quase nada foi feito, não estou me referindo ao governo estadual, que, nem sei por que, tem aplicado vantajosos numerários em obras no nosso município. Estou me referindo aos deputados, estaduais e federais, aqueles, que moram lá distante, e levam recursos para suas cidades e, em tempo de eleições dizem que trouxeram tudo pra cá. Acorda Laguna... se não, a gente não vai sair nunca desse marasmo.

COLUNA: ANTÔNIO BENTO

Projeto insignificante

Um projeto divulgado recentemente pela imprensa tubaronense para revitalização da ponte pênsil em frente à Unisul, não agradou em nada boa parte da população. De acordo com informações, o valor estimado em torno de 1,7 milhão, seria suficiente para construir uma big ponte de concreto, aspiração antiga da grande maioria, especialmente dos estudantes universitários. A Cidade Azul não pode se dar ao luxo em jogar uma grana alta assim pelo ralo recuperando uma simples passarela que deveria sim ser preservada apenas como mais um marco histórico do município. Pra quem não sabe, o trânsito central de Tubarão é um caos.

Corte de verbas

Os deputados progressistas Joares Ponticelli, Silvio Dreveck, Lício Mauro da Silveira, Reno Caramori, Kennedy Nunes e Valmir Comin questionaram na ALESC as razões que levaram o Governo do Estado a suspender a suplementação de recursos às APAE’s para atendimento de uma equipe multidisciplinar. O repasse era uma forma de compensar o corte do Governo Federal à instituição. Para os parlamentares, sendo que a arrecadação do Estado vem crescendo a cada ano, não haveria condições de manter essa suplementação nas APAE’s? Questionam ainda qual a política o Poder Executivo vai adotar para manter a equipe multidisciplinar nas instituições.

Encontro dos peessedebistas

O Diretório Estadual do PSDB realizará reunião ordinária na próxima segunda-feira, dia 15 de Março, aberta a todos os prefeitos, Vices, Vereadores, Presidentes e Coordenadores Regionais e ainda aos pré-candidatos ao pleito de outubro. Os assuntos em pauta serão: - Eleição Nacional 2010 (Formação do Grupo de Trabalho); - Apresentação dos Pré-candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal; - e Encontro Estadual do PSDB no dia 17 de abril.

Casas populares

Recentemente foram realizadas parcerias entre o Município de Tubarão e a Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB) para construção de casas populares, dentro do Programa Nova Casa, do Governo do Estado de Santa Catarina. Várias reclamações de populares com a demora da construção das Casas levaram o vereador Geraldo Pereira (Jarrão) solicitar da Secretária de Assistência Social, Vera Stüpp, informar quantas Casas Tubarão ganhou da COHAB, quantas já foram construídas e se foi feito algum adiantamento a empresa responsável pela construção dessas obras.

Evento regional

Na última quarta-feira (09), no Centrosul, em Florianópolis, o deputado federal Edinho Bez (PMDB) representou o presidente da Câmara dos Deputados Michel Temer, na abertura da II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional. O evento, que foi coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, teve o objetivo de promover ações de desenvolvimento regional realizadas em todo o país e discutiu programas de apoio a essas iniciativas. Mais uma importante participação do representante da região sul, Edinho Bez.

Obras em duas escolas

O Governo do Estado entregou duas ordens de serviços para autorizar o início das obras na EEB Osvaldo Pinto da Veiga (Capivari de Baixo) e da EEB Senador Benjamin Gallotti (Tubarão), quando da estada do governador LHS a Tubarão. A empresa Serforte de Criciúma foi à vencedora da licitação para executar a construção de um prédio novo, urbanização, pavimentação, bicicletário, muros, drenagem pluvial e jardinagem, numa área de 2.383 metros quadrados, na EEB Osvaldo Pinto da Veiga. O valor da obra é de R$ 1.332.062,26 com prazo de execução de 450 dias corridos. Segundo o secretário Jairo Cascaes, esta escola deverá ser a maior instituição de ensino do município de Capivari de Baixo. A reforma e adequação do prédio da EEB Senador Francisco Benjamin Gallotti com área de 3.956,78 metros quadrados será realizada pela empresa Sanero de Tubarão, no valor de R$ 638.214,79, com prazo de execução de 270 dias corridos.

COLUNA JOÃO BATISTA BARREIROS

Na próxima segunda-feira, (15), das 12 às 14hs, estarei estreando na Rádio Vitória FM 98.3 o programa jornal da comunidade. Conto com a sua participação! 

Oficinas de artesanato da Fundação Irmã Vera começam na próxima semana

Ainda estão abertas as inscrições para os cursos de pintura em tecido, pintura em tela, macramé e biscuit para os grupos organizados e a comunidade, na Fundação Irmã Vera. As oficinas iniciam na próxima segunda-feira, dia 15, e são realizadas na sede do Caic. Cada turma terá uma média de dez alunos.
Nos dias 18 e 19, serão realizados encontros com as presidentes dos grupos organizados de terceira idade e grupos de mulheres, às 14h, na Fundação Irmã Vera.
Mais informações no telefone: 3644-5485
Horário dos cursos:
Pintura em tecido: segunda e sexta-feira / 15:30 às 17:00
Pintura em tela: terça-feira / 15:30 às 17:00
Biscuit: quarta-feira / 15:30 às 17:00
Macramê: quinta-feira / 15:30 às 17:00 

Governo Municipal assina contrato para recuperação da rua Almirante Lamego

O prefeito em exercício, Luís Fernando Schiefler Lopes, assinou o contrato para recuperação asfáltica da rua Almirante Lamego, no Campo de Fora, com a empresa vencedora da licitação, Esteio Pavimentação e Construção Ltda.
Os documentos da empresa e o contrato serão enviados para análise de técnicos da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal para autorizar o município a dar a ordem de serviço para início da obra.
A área de intervenção será da rua Jacinto Tasso até o cruzamento com a rua Tereza Cristina, uma extensão de 665,29 metros. 
No espaço onde será realizada a recuperação asfáltica é um dos acessos ao Centro Histórico, principal ponto de circulação dos moradores da região. O estado atual da trafegabilidade é precário, pois a rua possui uma pavimentação asfáltica muito antiga e sofre intenso tráfego de veículos pesados. 
O projeto está avaliado em R$ 282.895,17.
A obra, de acordo com o engenheiro responsável Fabiano Silveira, da Secretaria de Planejamento Urbano, inclui a limpeza e varredura do pavimento, capa asfáltica, drenagem e sinalização de trânsito vertical e horizontal. 

ALÇA DE MIRA: RICARDO CARDOSO

Mulher é assassinada a tiros em Criciúma

Uma mulher foi encontrada morta a tiros às margens da ferrovia Tereza Cristina, no bairro Pinheirinho, em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, na manhã de terça-feira, (09), Charlene Teixeira, de 29 anos, teria sido assassinada por um adolescente de 14 anos com dois tiros na boca.
De acordo com o delegado responsável pela Delegacia da Criança, Mulher, Idoso e Proteção ao Adolescente, Antônio Márcio Campos Neves, o adolescente tem envolvimento com tráfico de drogas. E a vítima teria delatado o rapaz à Polícia Militar (PM), que havia feito buscas pelo bairro na madrugada desta terça-feira. 
Neves acredita que o homicídio foi cometido por vingança. O suspeito entrou na casa da vítima às 8h30min, encontrou ela na sala e ali mesmo a matou. Charlene ainda andou até a porta e caiu na rua, perto dos trilhos da ferrovia.

Advogados fazem mutirão no Presídio Regional

A superlotação do Presídio Regional de Tubarão, que hoje conta com 296 detentos sendo que a capacidade é para 150, levou cerca de seis advogados ligados à subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Tubarão, a realizarem um mutirão na manhã desta terça-feira (09/03), para avaliar a situação jurídica dos presos.
“As fichas de cada um foi organizada para que o processo seja rápido. Precisamos encontrar uma solução para essa superlotação enquanto a nova unidade não fica pronta”, disse o diretor da instituição prisional, Décio Paquelim. Para o presidente da comissão, o advogado Orlando de Deus, quem cumpriu sua pena ou boa parte dela certamente será beneficiado. “Vamos analisar os casos um a um, com muito cuidado. A sociedade pode ficar tranquila, que ninguém será solto sem que tenha pagado pelos seus atos, independente do crime”, afirmou.
O caso da lotação do Presídio de Tubarão está cada vez mais grave. “Não podemos mais amontoar pessoas assim como se fossem objetos. Precisamos oferecer um mínimo de dignidade para que esses presos possam pagar para a sociedade os crimes que cometeram. Infelizmente, esse problema assola todo o país e principalmente o nosso estado”, ressalta. 

Jovem é agredido e roubado por dupla de criminosos em Tubarão

Um jovem de 28 anos foi covardemente agredido e assaltado, no início da madrugada desta terça-feira, em Tubarão, por dois criminosos em duas motocicletas. A vítima contou aos policiais, que voltava da casa da namorada, quando foi abordado na rua Tubalcain Faraco no centro da cidade. Um dos bandidos parou a moto e apontou uma arma para o rapaz que não teve alternativa a não ser entregar a carteira. Logo em seguida um outro motoqueiro parou ao seu lado e lhe desferiu um soco e logo depois saiu em disparada. Os dois assaltantes fugiram levando cerca de R$ 80,00 e mais os documentos da vítima. Segundo depoimento do rapaz aos policiais militares, um dos agentes era magro, alto, de cor branca e o outro negro e baixo. O primeiro estava no moto Honda e o segundo numa Biz. A placa não foi identificada, já que o rapaz teria ficado tonto com o soco que levou. Rondas foram realizadas pelas redondezas, mas ninguém foi preso.
Assaltos como este em Tubarão estão cada vez mais frequentes. Os bandidos usam o capacete para esconder o rosto e assim dificultar a identificação.

Polícia Civil prende homens envolvidos em vários crimes, em Imbituba

A Polícia Civil de Imbituba prendeu no dia de ontem (9), quatro homens envolvidos em diversos crimes, naquele município, no Sul do Estado. As prisões foram em cumprimento a Mandados de Prisão efetuados pelo Setor de Investigação da DPCo de Imbituba.
Presos
Luiz Alberto Lehn, de 43 anos, preso no Centro desta cidade: Lehn foi preso preventivamente pela prática de tentativa de homicídio (Lei Maria da Penha). O homem não possuía passagens criminais e foi preso após contato policial com sua advogada. Ele estava foragido há uma semana.
Renato Elias, de 33 anos, preso no Bairro Alto Arroio, em Imbituba: Elias foi condenado a sete anos e seis meses de reclusão, em regime fechado, por atentado violento ao pudor. Elias não possuía passagens criminais e foi preso nas proximidades de sua residência.
Thompson José Belo do Nascimento, de 28 anos, preso no Centro deste município: Motivo: regressão provisória para o regime fechado. Nascimento possui diversas passagens criminais, em especial na região Norte do Estado.
Vanderlei Neves Silva, de 37 anos, preso no Bairro Araçá, nesta Comarca: Silva foi condenado a um ano e nove meses, em regime semi-aberto, pelo crime de furto. O preso possui diversas passagens pelo mesmo delito e uma passagem por formação de quadrilha. Ele estava em liberdade há poucos meses. De acordo com o Delegado da DPCo de Imbituba, Luiz Carlos Cardozo Jeremias Filho, todos os presos foram encaminhados à Unidade Prisional Avançada de Imbituba, onde permanecem à disposição do Juízo local. 

Foi xingada

Uma mulher de 37 anos chegou se lamentando na Central de Policia, ela alegou que estava caminhando pelo centro da cidade quando o seu visinho começou a lhe xingar, chamando-a de mulher macho, corisco e usando outras palavras de baixo calão. O tal de Antonio ainda falou, fique bem caladinha por que não vai dar certo.

O tarado

Uma mulher de 45 anos estava assistindo TV, em casa, tranquilamente, tomou o seu calmante para dormir como de costume quando apareceu seu visinho pedindo para assistir TV, e, logo em seguida, a mulher ficou sonolenta e acabou adormecendo. Seu visinho fez a gentileza de pega-la pelo braço e levá-la até o quarto, logo em seguida trancou toda a casa. Quando chegou ao quarto, o cara atacou a mulher começando acariciá-la e ainda furtou R$48,00. O tarado somente parou o ataque porque ouviu barulho no portão. O estranho disso tudo é que os três foram até a Central fazer o registro. O marido, a vitima e o tarado.

Apavorada

Uma senhora de 41 anos, apavorada, procurou a Central de Policia para denunciar o seu próprio filho que é dependente químico e, já esteve internado várias vezes, por furtar tudo dentro de casa. O jovem de 18 anos obriga a mãe a lhe dar dinheiro sob coação, e, ameaça de matá-la e ao seu bebezinho de apenas dois meses.

Se achando

Tem um cara (Lucas) que anda armado por toda a redondeza, já deu tiros, já fez ameaças e também anda traficando. Existem vários boletins de ocorrências, e, nesta semana, ainda atirou em um adolescente por rolo de droga. Somente nesta ultima quarta-feira, havia duas denuncias alegando que o tal de Lucas anda, poderoso, traficando na localidade.

A carroceira

Muitos anos atrás todo mundo ficava admirado, pois havia uma mulher que pegava no pesado em sua carroça, ela morava no Alagamar (Vila Vitória). Seu filho foi preso com envolvimento de droga e ela foi morar próximo a rua da balsa. Agora ela não quer mais nada, vendeu a carroça e somente anda no sapatinho. Dizem os corneteiros que ela anda abastecendo o Alagamar com droga. Olho vivo nela.

COLUNA - ESSEMVER GONHA

10 regras para um homem ter uma vida feliz

1. É importante ter uma mulher que o ajude em casa 

2. É importante ter uma mulher que cozinhe bem 

3. É importante ter uma mulher que mantenha a casa limpa

4. É importante ter uma mulher que seja bem sucedida no trabalho 

5. É importante ter uma mulher que goste de você 

6. É importante ter uma mulher que seja além de tudo, sua amiga

7. É importante ter uma mulher que te faça dar risada e seja engraçada 

8. É importante ter uma mulher que não minta pra você

9. É importante ter uma mulher que seja boa de cama 

10. É muito, muito importante que nenhuma dessas 9 mulheres descubra uma sobre as outras

Piada

“ANTITETÂNICA” 

Ao ver o marido vestindo o paletó, a esposa perguntou: 
- "Aonde você vai?" 
- "Vou ao médico" - respondeu ele. 
E ela: 
- "Por quê? Você está doente?" 
- "Não. Vou ver se ele me receita esse tal de 'Viagra' “. 
A esposa levantou-se da cadeira de balanço e começou a vestir o casaco. 
Ele perguntou: 
- "E você? Aonde você vai?" 
- "Ao médico, também" - respondeu ela. 
- "Por que?" 
- "Quero pedir para tomar uma antitetânica". 
- "Mas... Por que?" 
- "Vai que essa coisa velha e enferrujada volte a funcionar... 
Saúde

Projeto usa informação para combate do câncer de próstata

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que mais de 52 mil brasileiros vão descobrir que são portadores de câncer de próstata este ano. Para minimizar essa estatística trágica, o deputado Antonio Brito (PMDB) apresentou um projeto de lei que institui o Dia Estadual de Combate e Conscientização do Câncer de Próstata, inserindo a data no calendário oficial da área de saúde.
“As previsões são assustadoras, somente na Região Centro-Oeste, o câncer de próstata vai acometer 48 homens a cada cem mil habitantes. São números que precisam ser reduzidos. E a forma mais eficaz para combater a doença é a informação”, esclarece. Os homens precisam se prevenir através de consultas periódicas e exames médicos. “Toda doença tratada no início leva à maior probabilidade de cura, com o câncer não é diferente. Pais de família estão morrendo por falta de conhecimento”.
A maioria dos doentes da próstata tem idade superior a 50 anos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. No mundo, ocupa a sexta colocação, representando 10% do total de cânceres.

Educação 


As inscrições para o curso Pré-vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), oferecido pela Secretaria de Estado da Educação (SED), encerram no dia 19 de março. Os interessados deverão acessar o site do pré-vestibular e imprimir o formulário de inscrição.
A lista dos candidatos selecionados será publicada a partir do dia 24 de março na internet, no site do Pré-Vestibular da UFSC e da SED (www.sed.sc.gov.br) e em murais no Hall da Reitoria da universidade e das escolas onde serão ministradas as aulas do curso.
O Pré-vestibular funciona com o objetivo de atender às necessidades de estudantes que não possuem recursos financeiros para frequentar cursos preparatórios para o exame. O coordenador do curso, Otávio Augusto Auler Rodrigues, diz que "a herança que estamos deixando para a humanidade é a inclusão social pública e de qualidade". No vestibular 2010 da UFSC foram aprovados 40% dos alunos do curso.


A educação de Santa Catarina viverá nesta quarta-feira (10) um dia marcante. O secretário de Estado da Educação Paulo Bauer assina, em Brasília, quatro convênios com o Ministério da Educação (MEC). Ao total, são R$ 35.478.453,00 destinados à construção e reforma de Centros de Educação Profissional (Cedups), revitalização de escolas e para a formação de professores. "Só do Programa Brasil Profissionalizado são R$ 6.346.917,00 para a reforma dos Cedups Hermann Hering, em Blumenau, Dário Geraldo Salles, em Joinville, e Diomício Freitas, em Tubarão, além da reforma das escolas Paulo Freire, em Abelardo Luz, e Cacique Vanhkre, em Ipuaçu", disse Bauer. Ainda na parte de infra-estrutura física da rede estadual de ensino, o secretário assinará um convênio de R$ 22.570.026,00 para a construção dos Cedups dos municípios de Abdon Batista, Curitibanos, Guaramirim e Mafra. Segundo ele, são obras estratégicas para modernizar unidades escolares tradicionais e para a ampliação da rede com a oferta de vagas de ensino médio profissionalizante em quatro regiões de grande importância econômica. "Mas não vamos ao MEC pensando apenas em obras. Também assino dois convênios voltados para a formação de professores, algo que é fundamental para a manutenção da qualidade que a educação catarinense atingiu nos últimos anos. Serão mais R$ 6.581.310,00", revelou o secretário.

COLUNA: GIRO PELA REGIÃO

Café Band

Todas as Terças-feiras a Band Fm tem um convidado especial para um café descontraído, e gostoso. A Band Fm convidou para o café de ontem, terça dia 09, A Sra. Lizandra Correa de Mello, Gerente Geral do SESC de Tubarão. O SESC localiza se na Rua Antônio Hülse, 411 – bairro Dehon, fone: (48) 3626-0146.

Novo site da Band FM Tubarão

A Band FM está com site novo, com mais informações pra você e muitas novidades. É a Band Fm Tubarão de cara nova, mas o endereço continua o mesmo. Acesse http://www.bandfmtubarao.com.br

Festa na Destilaria

Neste sábado a partir das 16h00min na Fábrica de Álcool (Entrada do CTG do Tio Preto). Atrações: Grupo Jeito Louco e Lucas Cruz e Banda e os Djs: Léo bandeira Daniel Fernandez e kauê. Informações: Felipe Mello – 48-9911-1880

Projeto Vácuo Live faz show dia 12 de março em Tubarão

Hangar Eventos abre a temporada 2010 em grande estilo, com a festa “OPEN HOUSE, Com Vácuo Live”.
Projeto pioneiro de live vocal house no Brasil. Live é composto pelo produtor, guitarrista e DJ Eduardo Pizzato e a vocalista Fernanda Mateus, Seu estilo une a discotecagem de hits da música eletrônica com performances de guitarras e o diferencial da voz ao vivo, criando uma sintonia entre os sons.

Neste Sábado, dia 13 de Março tem Festa das Antigas

De volta ao passado, com as melhores musicas que marcaram época, é neste sábado na Hangar eventos, e as atrações da noite: DJ Jacko e Banda Funkizilla e show nacional com Kid Vinil.
Kid Vinil
Jornalista, radialista (apresentou os programas Rock Show e Rock Sandwich), colecionador de discos, um dos primeiros entusiastas do movimento punk paulistano e vocalista, Kid Vinil formou em 1980 o grupo Verminose, de orientação rockabilly, com o guitarrista Minho K, o baixista Stopa e o baterista Trinkão. Com a substituição de Minho K por Ted Gaz, o nome mudou para Magazine e a direção sonora para a new wave. A bem-humorada “Sou Boy” estourou o grupo em 1983, em meio ao nascente cenário do Rock Brasil dos 80. “Tic-Tic Nervoso” (de Antônio Luiz e Marcos Serra), “Adivinhão” (rock da época da jovem guarda, composto por Baby Santiago e gravado originalmente por George Freedman) e “Comeu” (Caetano Veloso) foram outros sucessos do Magazine com a participação de Kid, que saiu em 1985, para formar a banda de blues-rock Os Heróis do Brasil (que gravou disco homônimo em 1986), com o guitarrista André Christovam. Um disco solo em 1989, e Kid remontaria o Verminose com Stopa, Trinkão e os guitarristas Duca e Carlos Nishimiya. A banda lançaria em 1993 o disco “Xu-Pa-Ki”, com sonoridades punks e letras bem-humoradas. Atualmente se apresenta com sua nova banda Kid Vinil Xperience. Ficou curioso é? Então aproveite mais uma promoção exclusiva Band FM.

GERAIS

Mais um recurso do Loteamento Ravena é negado


O Ravena Cassino Hotel perdeu neste dia 4 de março, mais um recurso no Superior Tribunal de Justiça com relação ao cancelamento do convênio das terras no Mar Grosso, envolvendo áreas do município e do Ravena. 
Os embargos de divergência apresentados contra a decisão da Ministra Eliana Calmon foi negado pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Félix Fischer, o qual considerou em sua decisão, que o recurso do Ravena foi apenas um instrumento jurídico considerado protelatório.
Entenda o caso
Na década de 80, o governo municipal e o grupo Ravena firmaram convênio unificando as terras para fazer um loteamento (somando as terras que pertenciam ao município à beira-mar do Mar Grosso com outras áreas do Ravena na mesma quadra).
Ficou afirmado no período que o lucro da venda dos lotes seria dividido em partes iguais. Sendo o município responsável pela infra-estrutura do loteamento, com isenção de pagamento do IPTU por parte do Ravena. 
Uma ação popular questionou o convênio, alegando ser prejudicial ao município. Em primeira instância, a ação foi julgada procedente e, a sentença foi confirmada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, da qual o Ravena recorreu ao Superior Tribunal de Justiça.

Gerais


O ator Dener Pacheco, 25 anos, morreu na madrugada do último sábado (6), no Rio de Janeiro. Ele ficou conhecido por interpretar o Renan na novela global “Caras & Bocas”, no ano passado.
O ator estava internado em um hospital da Barra da Tijuca há semanas, sentindo fortes dores no abdômen. Segundo o assessor de imprensa de Dener, Roberto Rodrigues, ele foi submetido a exames que detectaram um tumor no estômago.
Nascido na cidade de Tubarão, em Santa Catarina, o ator trabalhou por cinco anos como garçom. Depois, ele fez trabalhos como modelo e, em 2009, estreou na TV em Caras & Bocas. Pacheco chamava a atenção por sua semelhança com o ator britânico Robert Pattinson, o vampiro Edward Cullen da saga Crepúsculo.
Em Caras & Bocas, Dener Pacheco interpretou o interesse amoroso da personagem da atriz Sophie Charlotte. O riquinho Renan era filho de Amaralys, papel de Guilhermina Guinle na novela.

Maracajá e Celso Ramos vão às urnas

 

Os eleitores de Maracajá e Celso Ramos devem retornar às urnas em 6 de junho deste ano para a escolha de novos prefeitos.

Segundo o TRE, nos dois municípios, os prefeitos tiveram seus diplomas cassados por suposta compra de votos. A necessidade de haver nova eleição se deve ao fato de terem alcançado mais de 50% dos votos válidos. Em Maracajá, o TRE cassou os diplomas da chapa majoritária, mantendo a sentença de primeiro grau, no dia 14 de setembro de 2009. Antônio Carlos de Oliveira (PP) e Aníbal Brambila (PSDB), prefeito e vice-prefeito, tiveram seus diplomas cassados em 20 de janeiro de 2009, mas permaneceram no cargo por força de uma liminar.
A eleição no município foi marcada para 6 de dezembro de 2009, mas a ministra do TSE, Cármen Lúcia, concedeu liminar a Oliveira e suspendeu a eleição. O presidente do TRESC, Cláudio Barreto Dutra, determinou a nova eleição em Maracajá por falta de decisão do TSE. Em Celso Ramos, o pleno manteve a cassação de José Alciomar de Matia (PSDB) e Ildo Pelozato (DEM), prefeito e vice-prefeito, no dia 4 de novembro de 2009.

Lixo depositado no município de Laguna deverá gerar recursos para a infra-estrutura do município

Por dia, o município de Biguaçu, na Grande Florianópolis, arrecada R$ 16 mil devido a taxa de fiscalização de depósito de resíduo e fiscalização de aterros sanitários. Uma tonelada de lixo, que os municípios vizinhos depositam no aterro de Biguaçu, custa R$ 20. 
No final do dia, a média de 800 toneladas chegam no município. 
A idéia é implantar o sistema em Laguna, responsável pelo depósito de lixo de vários municípios da Região Lagunar. O prefeito em exercício Luis Fernando Schiefler Lopes visitou nesta segunda-feira, dia 8, o chefe do poder executivo de Biguaçu, José Castelo Deschamps, onde pode verificar as vantagens deste sistema. Todos os recursos arrecadados são investidos em infra-estrutura para os munícipes. “Acredito que seria uma compensação ambiental, por Laguna receber tanto lixo de outros municípios”, salientou Schiefler. 
Nos próximos dias, procuradoria do município, Secretaria de Planejamento e Fundação Lagunense do Meio Ambiente estarão reunidos com o prefeito em exercício para elaborar a nova lei municipal com o valor da taxa. 
Biguaçu é o primeiro município do Brasil a criar uma legislação específica para “taxar” o lixo originado em outras cidades e que tem por destino final o solo do município.

Fundação Getúlio Vargas irá realizar pesquisa em Laguna

O prefeito em exercício Luis Fernando Schiefler Lopes recebeu em seu gabinete terça-feira, dia 9, o coordenador de pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcelo Abreu. Também participou do encontro o secretário de Turismo do município Danilo Prudêncio da Costa. Na ocasião, Abreu destacou que a pesquisa servirá para fazer o diagnóstico do turismo na cidade de Laguna. Entre os pontos a serem pesquisados estão: marketing turístico, turismo empresarial, aspectos culturais e econômicos, destino turístico, acessibilidade, competitividade turística, organização e planos de investimentos. Segundo o coordenador da pesquisa “estarão sendo entrevistadas trinta pessoas do poder público e iniciativa privada do setor de turismo. Realizada a pesquisa os dados serão enviados ao Ministério do Turismo, que até o final do ano deverá enviar um relatório completo do turismo de Laguna. Este relatório ajudará tanto o poder público quanto a iniciativa privada a conhecer as linhas de desenvolvimento do setor”, comentou Abreu. A pesquisa a ser feita pela FGV foi contratada pelo Ministério do Turismo e Sebrae e estará sendo realizada em 122 municípios brasileiros. Para o prefeito em exercício Luis Fernando Schiefler Lopes, “esta pesquisa da Fundação Getúlio Vargas vai proporcionar ao poder público, e aos agentes do setor um diagnóstico preciso da linha de desenvolvimento que o Turismo necessita. É importante termos esta visão vinda de um técnico em turismo, assim, veremos a verdadeira vocação de Laguna, analisando as dificuldades e as vantagens do nosso potencial”, disse.

PMDB corre contra o tempo para evitar prévia em março 

PMDB corre contra o tempo. O partido tenta buscar um entendimento para evitar a prévia no dia 27 de março, que dificultaria a reedição da tríplice aliança. Os dois pré-candidatos, Eduardo Pinho Moreira e Dário Berger, concordam que é necessário manter o diálogo, mas continuam com os nomes na disputa. 
Pinho Moreira e Dário tiveram um novo encontro na manhã de terça-feira..
Segundo Pinho Moreira, foi mais uma tentativa de buscar entendimento e para evitar dificuldades para o PMDB. Os dois pré-candidatos destacaram que o clima é de não agressão. Para Dário, ambos são companheiros de partido e quem apóia um, não rejeita o outro.
Mais tarde, o prefeito de Florianópolis participou do almoço da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa. Novamente a prévia foi o prato principal, e a conversa girou em torno da definição de critérios para evitar a consulta ao partido. Possivelmente haverá uma pesquisa, na próxima semana, que possa indicar aos peemedebistas qual candidato teria mais condições de crescer durante o processo eleitoral. A leitura é que a prévia pode provocar fissuras internas e, inclusive, inviabilizar a continuação do projeto com o DEM e PSDB, que vêem na prévia um sinal de que o PMDB não vai abrir mão da cabeça-de-chapa.
— Se existir um acordo é melhor para todos. Mas desistir da prévia é mais traumático do que fazer — diz Dário.
Eduardo Pinho Moreira também concorda que, neste momento, é muito difícil voltar atrás:
— Estou convencido de que haverá prévia. Temos que manter a tranquilidade e ter maturidade, ou seja, quem perder deverá ter consciência que precisará trabalhar para quem ganhar, não pode puxar o freio de mão depois.


ESTADO DE SANTA CATARINA
CÂMARA MUNICIPAL DE LAGUNA
PAÇO REPÚBLICA CATHARINENSE “ROBERTO PEDRO PRUDÊNCIO

 


Trabalhos Realizados na 5ª Sessão Ordinária no dia 08.03.10Projeto Lei nº 003/10. Proíbe o uso de pulseiras coloridas no ambiente escolar e dá outras providências, autoria Ver. Everaldo dos Santos – PMDB. Lido no pequeno expediente e encaminhado às Comissões Pertinentes. Projeto Lei nº 004/10. Dispõe sobre a alteração de programação financeira do Plano Plurianual do período 2010/2013 do Município de Laguna, autoria Poder Executivo. Lido no pequeno expediente e encaminhado às Comissões Pertinentes. Projeto Lei nº. 005/10. Abre crédito adicional especial no orçamento vigente do Município de Laguna e dá outras providências, autoria Poder Executivo. Lido no pequeno expediente e encaminhado às Comissões Pertinentes. Projeto de Resolução nº 002/10. Dá nova redação ao artigo 16 do Regimento Interno, autoria Ver. Antônio César da Silva Laureano - PMDB e outros. Lido no pequeno expediente e encaminhado à Comissão Pertinente. Balancetes Financeiros. Balancetes da Prefeitura Municipal de Laguna relativos aos meses de novembro e dezembro de 2009, bem como Balanço Geral DE 2009, autoria Poder Executivo. Lido no pequeno expediente e encaminhado à Comissão Pertinente. Projeto de Lei nº 081/09. Dispõe sobre a permanência de crianças e adolescentes em vias públicas, casas que explorem comercialmente diversões eletrônicas, bares/boates e em locais que vendam ou forneçam substancias que causem dependências químicas e fogos de estampido e artifícios, autoria ver. Eraldo Cardoso Duarte-PMDB. O vereador Everaldo dos Santos solicitou vistas ao projeto, sendo aprovada por unanimidade. Projeto de Decreto Legislativo nº 001/10. Pedido de Licença do Prefeito Municipal para empreender viagem ao Exterior, autoria Mesa Diretora. Aprovado por unanimidade em única votação. Projeto de Lei nº 001/2010. Institui a realização de testes de acuidade visual e auditiva nas escolas e creches da rede pública municipal de ensino e dá outras providências, autoria Ver. Eraldo Cardoso Duarte – PMDB. O vereador José Paulo Ramos solicitou vistas ao projeto, sendo aprovada por unanimidade. Projeto de Lei nº 002/2010. Institui o prazo de licença-maternidade de cento e oitenta dias, por prorrogação, na Administração Pública Municipal, autoria Poder Executivo. Com ressalva da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final solicitando que o mesmo seja transformado em Projeto de Lei Complementar, tendo em vista o que determina o inciso IX do art. 52 da Lei Orgânica do Município da Laguna, o projeto foi aprovado por unanimidade em 1ª votação. Req. nº 043, 044, 046, 047, 048 e 049/10 do vereador Cleosmar Fernades-PR encaminhado ao Prefeito Municipal. Req. nº 045/10 do mesmo vereador encaminhado ao Presidente da Câmara Municipal. Req. nº 050/10 do vereador Antônio César da Silva Laureano encaminhado ao Prefeito Municipal. Req.nº 051/10 da vereadora Jussalva da Silva Mattos encaminhado ao Prefeito Municipal. Req.nº 052/10 do vereador Eraldo Cardoso Duarte encaminhado ao Prefeito Municipal. Req.nº 053 e 054/10 do vereador Everaldo dos Santos encaminhado ao Prefeito Municipal. Req. nº 055/10 do vereador Ronaldo Siqueira Kfouri encaminhado ao Prefeito Municipal.

Segunda etapa de pavimentação da estrada da Caputera está em obras

A estrada geral da comunidade da Caputera está sendo pavimentada. A segunda etapa da obra compreende 375 metros da rua Fernando Antônio dos Santos. Os recursos são do Ministério das Cidades com contrapartida do município, no valor total de R$104.870,24.
Na primeira etapa foram pavimentados 450 metros de extensão.
Terceira etapa
A licitação para a terceira etapa de pavimentação da rua Fernando Antônio dos Santos, na Caputera, já foi realizada.
A obra vai dar continuidade à segunda etapa, visando melhores condições de trafegabilidade aos moradores.
A pavimentação compreende um trecho de 410 metros com lajota sextavada de concreto.
Os recursos do Ministério das Cidades totalizam R$98.200 mil e a contrapartida da prefeitura será de R$61.482.

Conselho do Desenvolvimento Regional promove primeira reunião de 2010

O Conselho do Desenvolvimento Regional, através da 19ª Secretaria do Desenvolvimento Regional de Laguna, realizou quinta-feira, (11), pela manhã a primeira reunião do ano, no município de Garopaba. O encontro contou com a participação do Secretário Mauro Candemil, Diretora Geral Valmira Sebold Branco, Prefeito Luiz Carlos Luiz (Garopaba), Beto Martins (Imbituba) e Evandro João dos Santos (Paulo Lopes). Além de Secretários Municipais e Vereadores dos cinco municípios que compõem esta região.
Durante o encontro foram colocados projetos em pauta para encaminhamento ao Governo do Estado. Os pedidos englobam todos os setores dos municípios que deverão ser aprovados pelo Governo do Estado.

Expectativa de crescimento econômico para Capivari de Baixo 

Se depender da Secretaria de Indústria e Comércio, Capivari de Baixo terá um dos seus melhores anos em 2010. Pelo menos essa é a aposta do secretário Nilton Fernandes Pereira, o Niltinho.
Ele, juntamente com sua equipe, ainda comemora o balanço da temporada passada, onde foram contabilizados mais de 700 novos empregos com carteira assinada.
Em 2010, a tendência é aumentar o número de empregos com relação ao ano passado. Para isso novas empresas devem ser instaladas na cidade. “Temos pelo menos cinco novas empresas que devem fixar sede em nosso município. São empresas de grande porte e vai gerar mais de 159 novos empregos e colaborar para o desenvolvimento de Capivari”, salientou.
Recentemente, o secretário teve uma reunião com diversas entidades. “Conseguimos reunir o governo municipal, mais de 70 empresários, Senai, Sebrae, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e outras entidades. Todos receberam um questionário sobre a carência de cada um e o que podíamos fazer para aumentar nossa capacidade de gerar mais postos de trabalho e renda para o município”, finalizou Niltinho.

Contêineres com mercadorias suspeitas são apreendidos em Imbituba

A Receita Federal de Imbituba apreendeu dois contêineres no Porto de Imbituba. O primeiro, apreendido nesta quarta-feira (10/03), carregava cerca de 250 mil óculos em 400 caixas. Já no segundo contêiner, apreendido nesta quinta-feira (11/03), a descrição era de que a carga continha bolsas, entretanto foram encontrados tênis, roupas, bolsas e chaveiros de marcas consagradas, como Jeep, BMW, Versace, Gucci, Louis Vuitton, Victor Hugo, Puma, Nike dentre outras, com valor estimado em US$ 10 milhões.
O contêiner apreendido na quarta-feira vinha da China e o destino era Mato Grosso. Já nesta quinta-feira, a carga era destinada a uma empresa do Norte de Santa Catarina. 
De acordo com a inspetora-chefe da Receita Federal em Imbituba, Denise de Mello Oliveira, a apreensão de contêineres não é um fato comum, sendo a última ocorrência registrada em 2008. "Neste contêiner apreendido hoje (quinta-feira), encontravam-se bolsas, nylon, chaveiros e logomarcas, como se a montagem devesse ser realizada aqui no Brasil", destaca.
As mercadorias serão analisadas e, se for comprovada a falsificação, será adotado o procedimento de destruição. Caso contrário, a carga irá a leilão ou será doada.

Acusado de tráfico é detido no Farol de Santa Marta, em Laguna 

Um homem foi preso no Farol de Santa Marta, em Laguna, na manhã desta quinta-feira. Ele é acusado de crime de tráfico de drogas. O jovem de 24 anos foi encontrado cerca de quatro gramas de cocaína, uma balança digital, R$ 2.850,00 em dinheiro e um vídeo game. 
Após receber denúncias que naquela localidade havia se estabelecido um indivíduo que comercializava drogas no Farol de Santa Marta e Balneário Camacho, em Jaguaruna, e estaria com duas armas tipo pistola, foi representado junto ao Poder Judiciário o mandado de busca e apreensão. O cumprimento se deu por policiais civis de Jaguaruna e policiais militares de Jaguaruna e Sangão. O flagrante foi presidido pelo delegado José David Machado, titular da delegacia de Polícia da Comarca de Jaguaruna.





Nenhum comentário: